II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-001


Poster (Painel)
MH-001

ANÁLISE DE SIMILARIDADE GENÉTICA ENTRE ISOLADOS DE Burkholderia cenocepacia PROVENIENTES DE PACIENTES FIBROCÍSTICOS DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, BRASIL.

Autores:Alice Beatriz Mombach Pinheiro Machado (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Luana Pretto (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Fernanda de Paris (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Maria Izolete Vieira (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Andreza Martins (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Odelta dos Santos (UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; Afonso Luís Barth (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE)

Resumo

Introdução: A fibrose cística (FC) é uma doença genética que predispõe os portadores a infecções crônicas recorrentes do trato respiratório. O complexo Burkholderia cepacia (CBC), formado por espécies bacterianas estreitamente relacionadas (genomovares), são bacilos Gram-negativos não fermentadores que causam graves infecções oportunistas em pacientes fibrocísticos. Dentre as espécies do complexo, B. cenocepacia (genomovar III) é considerada a mais virulenta e a que possui o maior potencial de se propagar entre os pacientes com FC. PFGE é uma técnica de tipagem molecular que permite avaliar similaridade genética entre microrganismos e o grau de similaridade entre cepas isoladas de pacientes tratados no mesmo centro pode evidenciar propagação interpessoal. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi realizar tipagem molecular por PFGE de isolados de B. cenocepacia provenientes de pacientes fibrocísticos, com o intuito de avaliar o grau de similaridade genética entre eles. Materiais e Métodos: Foram submetidos à técnica de PFGE 28 isolados de B. cenocepacia (19 isolados III A e 9 isolados III B) provenientes de pacientes com FC atendidos no HCPA no ano de 2008 e um isolado da cepa de B. cenocepacia ET12. Os perfis genotípicos gerados por PFGE foram analisados pelo software BioNumerics, que mostra o percentual de similaridade entre os isolados através da construção de dendrogramas. Resultados: Isolados do mesmo paciente, com períodos de isolamento diferentes, apresentaram o mesmo perfil genotípico (mesmo clone). Na análise de similaridade entre isolados de pacientes diferentes, os resultados mostraram a presença de alguns grupos clonais formados por mais de um isolado. Constatou-se também que os isolados de B. cenocepacia III A analisados possuem baixa similaridade com a cepa ET12. Discussão: Os resultados obtidos sugerem a ocorrência de disseminação clonal de cepas de B. cenocepacia entre os pacientes fibrocísticos e a permanência de infecção do paciente pela mesma cepa após períodos prolongados de antibioticoterapia. Agradecimentos: FIPE/HCPA


Palavras-chave:  Tipagem molecular, Macrorestrição de DNA/PFGE, Burkholderia cenocepacia, Fibrose cística