II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-031


Poster (Painel)
MH-031PCR MULTIPLEX PARA E. coli DIARREOGÊNICA: UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA PESQUISA DESTES ENTEROPATÓGENOS EM AMOSTRAS FECAIS
Autores:Flávia Emanoelli Araújo de Assis (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Sônia Maria de Souza Santos Farah (LACEN/PR - Laboratório Central do Estado) ; Cyntia Maria Telles Fadel-picheth (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

As doenças diarréicas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Atualmente os enteropatógenos mais freqüentemente isolados em material fecal são: Salmonella spp., Shigella spp., Campylobacter jejuni, Vibrio spp., Yersinia enterocolitica, Aeromonas spp., Plesiomonas shigelloides e as estirpes diarreiogênicas de Escherichia coli (DEC): EPEC, ETEC, STEC, EIEC, EAEC e DAEC. A maioria dessas bactérias é detectada pela coprocultura, mas o diagnóstico das DEC requer a utilização de métodos moleculares, imunológicos e/ou cultivo celular, uma vez que elas não podem ser diferenciadas das E. coli da microbiota intestinal através de métodos convencionais. Este trabalho teve como objetivo determinar a freqüência de bactérias causadoras de diarréia em 125 coproculturas realizadas no LACEN-PR, no período de janeiro a junho de 2010. As amostras foram analisadas através de protocolos do serviço de bacteriologia do LACEN e apresentaram o seguinte resultado: Salmonella spp (8,7%), Shigella sonneii (3,5%), Aeromonas caviae (0,9%), Campylobacter jejuni (0,9%) e EPEC do grupo B (0,9%). Para a análise por PCR-Multiplex para a presença de DEC foram selecionadas 31 amostras. Estas foram cultivadas em ágar MacConkey e a região de crescimento primário foi usada para a extração de DNA pela técnica da fervura. As reações de PCR foram realizadas em volume final de 25 µL contendo 20ng de DNA, tampão da Taq 1X, MgCl2 1,5mM, dNTP 0,2 mM, mistura de iniciadores, Taq Platinum 1 U. O programa utilizado foi: 1 ciclo de 94oC por 4’ seguido de 30 ciclos de 94oC por 1’, 60oC por 1’, 72oC por 1’ e um ciclo de 72oC por 10’. A detecção dos produtos de PCR foi realizada por eletroforese em gel de agarose a 2,5 % em TBE 1X, as corridas eletroforéticas foram realizadas a 35V por 3 horas. Os géis foram corados com brometo de etídeo e visualizados em transiluminador UV. Na triagem por PCR-Multiplex foram identificadas 2 EPEC atípicas (6,4%) e 2 STEC (6,4%). As colônias identificadas como EPEC B na coprocultura deram resultado negativo na PCR-Multiplex, sugerindo que a sorotipagem pode levar a resultados falsos-positivos. Esses resultados também indicam que a freqüência das infecções causadas pelas DEC são subestimadas. Apoio: Fundação Araucária.


Palavras-chave:  Diarréia, Enteropatógenos, Escherichia coli, PCR-Multiplex