II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MV-009


Poster (Painel)
MV-009Megabacteriose Macrorhabdus ornithogaster em perus na cidade de Mineiros – Goiás.
Autores:Polyanna da Silva Ferreira (UNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de Brasília)

Resumo

Introdução:Macrorhabdus ornithogaster é um fungo ascomiceto anamórfico, oportunista causador da Megabacteriose que se torna patogênico em situações de imunossupressão. Apresenta distribuição mundial com curso crônico em galinhas e perus, ocasionando alta morbidade e baixa mortalidade. Possui resistência a muitos medicamentos e antifúngicos. O presente estudo visou analisar o cultivo, isolamento e prevalência do M. ornithogaster em amostras de moela e intestino delgado de perus oriundos do Sistema Terminador de Perus (STP) de uma granja da cidade de Mineiros-Goiás.

Materiais e Métodos:Foram coletadas 48 amostras de moela e intestino delgado oriundas do STP e condenadas pelo SIF, as quais foram abertas longitudinalmente, remoção da camada coilina e esfregaço da parte interna no Ágar Seletivo para Fungos Patogênicos, Ágar Mycosel, Ágar BME, Ágar Sabouraud e LMRSB. Coloração pelo método de Gram e observação em microscopia óptica. Série bioquímica confirmatória.

Discussão de Resultados:Na necropsia não foram observadas lesões macroscópicas significativas. Das amostras analisadas, 4 apresentaram estruturas condizentes com a descrição de Megabactéria feita por Gerlach, 2001. O BME adicionado de 20% de soro fetal bovino e 3% de glicose é muito eficaz no isolamento desse fungo, apresentando mudança de coloração. Na série bioquímica o fungo apresentou positividade para glicose e trealose sendo intermediário para sacarose e rafinose.

Conclusão: A incidência de 8,3% é alarmante por se tratar de um fungo  resistente que gera grandes perdas econômicas.


Palavras-chave:  Macrorhabdus ornithogaster, Megabacteriose, perus