II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-060


Poster (Painel)
MH-060PERFIL DE SUSCETIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DE AMOSTRAS DE Salmonella enterica ISOLADAS DE FEZES DE CRIANÇAS COM DIARREIA AGUDA EM BELO HORIZONTE/MG
Autores:Caroline Silva de Paula (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina) ; Edilberto Nogueira Mendes (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina) ; Francisco José Penna (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina) ; Paula Prazeres Magalhães (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina) ; Lizandra Duarte da Rocha (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina) ; Marco Antonio Lima da Silva (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina) ; Letícia Gomes de Oliveira (UFMG - Departamento de Propedêutica/Faculdade de Medicina)

Resumo

Salmonella enterica é considerada um agente importante de diarreia aguda em todo o mundo. A bactéria apresenta a habilidade de invadir a mucosa intestinal, podendo disseminar-se por via hematogênica e provocar infecção localizada e sistêmica. Embora a doença seja geralmente autolimitada, antibioticoterapia é indicada em casos específicos, como para o tratamento de crianças desnutridas e pacientes imunocomprometidos. O objetivo do estudo foi investigar o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos de amostras de Salmonella enterica isoladas de crianças, com até cinco anos de idade, com diarreia aguda. Foram incluídas 124 amostras da bactéria, obtidas a partir de espécimes fecais de 15 crianças atendidas no Hospital Infantil João Paulo II. O antibiograma foi realizado conforme recomendações do CLSI, empregando-se discos de ácido nalidíxico, ampicilina, ceftriaxona, cloranfenicol e sulfametoxazol-trimetoprim. Resistência a ácido nalidíxico, ampicilina, cloranfenicol e sulfametoxazol-trimetoprim foi observada em 37,9; 16,1; 17,7% e 2,4% das amostras, respectivamente e nível intermediário de resistência a ácido nalidíxico foi detectada em 1,6% das amostras. Á exceção de um paciente, colonizado por amostras bacterianas com três perfis distintos de suscetibilidade a antimicrobianos, todas as amostras de Salmonella enterica isoladas de uma mesma criança apresentaram o mesmo padrão de suscetibilidade a drogas. Os resultados demonstram taxa elevada de resistência de Salmonella enterica a ácido nalidíxico, antimicrobiano preconizado para o tratamento de pacientes com diarréia de natureza inflamatória no nosso meio e reforçam a necessidade de realização periódica de estudos dessa natureza com o objetivo de fornecer subsídio à clínica.


Palavras-chave:  Salmonella enterica, Diarreia aguda, Resistência a antimicrobianos