II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-028


Poster (Painel)
MH-028ANÁLISE DE EXAMES BACILOSCÓPICOS REALIZADOS NO LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA NACIONAL PARA A BACTERIOLOGIA DA TUBERCULOSE NO CENTRO DE REFERÊNCIA PROFESSOR HÉLIO FRAGA
Autores:Cristina das Graças Macedo Arruda (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório) ; Leda Maria dos Santos (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório) ; Mariza Vilas-boas (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório) ; Fátima Moreira Martins (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório) ; Fátima Cristina Onofre Fandinho (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório) ; Angela Werneck Barreto (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório) ; Maria Alice Telles (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ - Laboratório)

Resumo

Introdução: A tuberculose (TB) permanece desde a antiguidade entre as doenças infecto-contagiosas a que mais acomete a humanidade, sendo considerada como um grande problema de saúde pública de relevância mundial. Apesar dos avanços tecnológicos no diagnóstico da doença a baciloscopia continua sendo o método primordial para o diagnóstico da TB devido ao seu baixo custo e capacidade de detecção de casos bacilíferos. O cultivo do material clínico tratado e semeado em meio de cultura apropriado complementa o diagnóstico bacteriológico da TB.

Material e Método: Foram realizadas baciloscopias de 1.575. amostras de escarro de pacientes do Ambulatório de Pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, especializado no tratamento de pacientes com resistência múltipla a drogas (MR), coradas pelo método de Ziehl-Neelsen e seguindo técnica padronizada de observação ao microscópio de campo claro. Os procedimentos foram realizados utilizando os cuidados de biossegurança, tais como as boas práticas de laboratório e o uso de EPI adequado.

Resultados: Durante o período de março de 2009 a março de 2010 um total de 1.575  amostras de escarro de pacientes foram submetidas a baciloscopia, sendo a positividade da baciloscopia neste período de 16%. Deste total, 1.202 foram submetidas à baciloscopia e cultivo em meio Ogawa-Kudoh, enquanto que 373 foram somente submetidas ao exame baciloscópico. Das 1.202 amostras com baciloscopia e cultura foi possível observar que 161 amostras (13%) apresentaram baciloscopia positiva e cultura (+), enquanto que 15 amostras (1%) com BAAR (+) forneceram cultura negativa. A baciloscopia negativa com cultura positiva foi observada em 138 amostras (12%) e 888 amostras (74%) apresentaram baciloscopia (-) e cultura (-). Um percentual de 2,9% de contaminação das culturas foi observado.

Conclusão: A baciloscopia é geralmente considerada um procedimento de diagnóstico com baixa sensibildade, sendo descrita numa faixa entre 25% a 65% quando comparada a cultura. O diagnóstico bacteriológico da tuberculose pulmonar pela baciloscopia identifica os casos de TB que são fontes de infecção para a comunidade. Vários fatores têm influência na sensibilidade do método. No presente estudo a positividade geral da baciloscopia foi de 16%. Esta baixa positividade, pode ser explicada pelo fato de que a maioria dos exames efetuados no período de estudo estavam relacionados ao controle do tratamento dos pacientes MR atendidos no Ambulatório de Pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga


Palavras-chave:  baar, diagnóstico, tuberculose