II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-022


Poster (Painel)
MH-022

PREVALÊNCIA E PERFIL DE RESISTÊNCIA DE MICRORGANISMOS ASSOCIADOS A INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DE SANTA MARIA - RS

Autores:Carlos Hugo Del Priore Winckler Neto (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Manoela Vizzotto (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Michele Araújo Gracioli (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Fábio Pacheco Martins (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Bruno Stefanello Vizzotto (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Roberto Christ Vianna Santos (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Fernanda de Mattos (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano)

Resumo

As Infecções do Trato Urinário (ITUs) estão associadas a elevada morbidade e mortalidade em pacientes geriátricos sendo um importante problema de saúde pública na atualidade, compondo a segunda maior causa de patogenias na população mundial, tanto em infecções nosocomiais quanto na comunidade. Em situações de maior gravidade, que requerem internação hospitalar, o diagnóstico e tratamento adequado deste tipo de infecção são de fundamental importância. Reconhecer os microrganismos mais comumente envolvidos e seu padrão de resistência é de fundamental importância para o manejo adequado da terapêutica. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de patógenos responsáveis por infecções no trato urinário em idosos institucionalizados de Santa Maria – RS, relacionando-os com o seu perfil de resistência aos antimicrobianos mais utilizados na prática clínica. Nos meses de novembro e dezembro de 2009, foram coletadas 41 amostras de idosas institucionalizadas de Santa Maria-RS. Os critérios de inclusão utilizados neste estudo foram: idosas internadas que apresentavam sinais/sintomas clínicos de infecção do trato urinário (indicadas pelo clínico responsável). Das amostras analisadas, 24,4% apresentaram crescimento significativo de microrganismo, sendo, 9 (21,9%) Escherichia coli  e 1 (2,5%) Acinetobacter baumannii. Nosso estudo demonstrou índices significativos de resistência frente aos fármacos de primeira escolha para o tratamento deste tipo de infecção: 40% dos isolados foram resistentes para Norfloxacin, 60% para Ampicilina, 40% para Nitrofurantoína e 30% para Ácido Nalidíxico. Estudos que avaliam o perfil de resistência em infecções urinárias em idosos institucionalizados são poucos, portanto, é necessário o estímulo para estudos desta natureza, pois contribuem para o conhecimento dos agentes infecciosos e das taxas de resistência locais.


Palavras-chave:  INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO, PERFIL DE RESISTÊNCIA, PREVALÊNCIA