II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-057


Poster (Painel)
MH-057Detecção de Metalo-beta-lactamase em Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii isolados em hospitais públicos da cidade de Maceió-Alagoas
Autores:Gabryelle Barbosa Cordeiro de Lima (UFAL - GENÉTICA E MICROBIOLOGIA APLICADA/ICBS) ; Krystianelly Patrícia Pedrosa Santa Rita (UFAL - GENÉTICA E MICROBIOLOGIA APLICADA/ICBS) ; Luana Luzia Santos Pires (UFAL - GENÉTICA E MICROBIOLOGIA APLICADA/ICBS) ; Aryanna Kelly Pinheiro Souza (UFAL - GENÉTICA E MICROBIOLOGIA APLICADA/ICBS) ; Flávia Soares de Lima (CPML - CENTRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL) ; Eloísa Rafaelle da S. Alécio (CPML - CENTRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL) ; Heloísa Helena F. Alves (CPML - CENTRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL) ; Marcus Humberto S. de Lima (CPML - CENTRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL) ; Zenaldo Porfírio (UFAL - GENÉTICA E MICROBIOLOGIA APLICADA/ICBS) ; Eurípedes Alves da Silva Filho (UFAL - GENÉTICA E MICROBIOLOGIA APLICADA/ICBS)

Resumo

A importância clínica dos bacilos Gram-negativos não-fermentadores tem aumentado significativamente, devido à gravidade das infecções. A utilização de carbapenens exerce maior pressão seletiva sobre a microbiota hospitalar, o que pode ocasionar aumento da resistência a esses agentes. Entre os mecanismos de resistência a carbapenens mais comumente identificados estão a produção de betalactamases, como, por exemplo, as pertencentes à classe D de Ambler e as que pertencem à classe B de Ambler, ou metalo-beta-lactamases (MBL). Dentre os bacilos Gram-negativos não- fermentadores de grande importância hospitalar com capacidade de produzir enzimas de resistência metalo-β-lactamase (MBL), destaca-se a Pseudomonas aeruginosa e o Acinetobacter baumannii. O objetivo do presente estudo foi detectar a presença de MBL em P. aeruginosa e A. baumannii em isolados de três hospitais públicos da cidade de Maceió-Alagoas. Foram analisadas 27 amostras (19 de P. aeruginosa e 8 de A. baumannii)  com resistência a imipenem e/ou meropem utilizando o método de disco difusão. Essas bactérias foram submetidas a duas técnicas fenotípicas, a de aproximação de discos, onde os discos de ceftazidima (30µg) e imipenem (10µg) ficam a uma distância de 1,5mm do disco com EDTA (10 µL) e a outra técnica imipenem e imipenem/EDTA (10µL) para comparar o aumento de halo do imipenem/EDTA(10µL)  com imipenem(10µg), considerando positivas as amostras que apresentaram distorção dos halos entre os discos pela técnica de aproximação e/ou um aumento > 5mm do imipenem/EDTA ao imipenem. A produção de MBL foi verificada em 17 amostras (13 P. aeruginosa e 04 de A. baumannii) onde grande parte das amostras de P. aeruginosa e A. baumannii foi resistente a maioria dos antimicrobianos testados. A produção de MBL é um dos mecanismos de resistência aos carbapenens e outros betalactâmicos entre amostras de P. aeruginosa e A. baumannii isoladas no hospital-alvo desta investigação. A rápida detecção deste fenótipo de resistência é essencial para implementar medidas rígidas de controle de infecção uma vez que esse perfil de resistência ocasiona altas taxas de morbi-mortalidade em pacientes hospitalizados devido ao grande índice de resistência aos antimicrobianos.


Palavras-chave:  Infecção hospitalar, Metalo-beta-lactamase, Carbapenens, Resistência