II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-002


Poster (Painel)
MH-002

OCORRÊNCIA DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS EM TECLADOS E MOUSES DE COMPUTADORES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ, ESTADO DE ALAGOAS

Autores:Thiago José Matos Rocha (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Flavio Barboza Pacheco Junior (CESMAC - Centro Universitário Cesmac) ; Carlos Falken Sousa (CESMAC - Centro Universitário Cesmac) ; Mônica Meira Leite Costa (CESMAC - Centro Universitário Cesmac) ; José Rui Machado Reys (CESMAC - Centro Universitário Cesmac)

Resumo

Introdução: Higiene é a ciência que tem como objetivo preservar a saúde e prevenir doenças através de práticas de limpeza ou higienização, objetos utilizados no dia-a-dia podem vir a se tornar veículos dos mais variados tipos de bactérias, objetos esses, desde uma simples caneta até um computador, nesse contexto uma higienização deficiente de tais objetos pode favorecer a veiculação de bactérias patogênicas podendo colocar em risco a saúde dos usuários. Objetivo: Identificar bactérias patogênicas através de técnicas microbiológicas em teclados e mouses de computadores de um centro universitário de Maceió-AL. Material e Método: O estudo foi desenvolvido em um centro universitário particular na cidade de Maceió, em Alagoas, no período de janeiro a maio de 2010. Foram utilizados swabs umedecidos com solução salina estéril para a coleta nas superfícies dos teclados e mouses, após essa etapa foi realizou-se semeio em meio de Agar sangue e a identificação foi realizada de acordo com a literatura. Resultados e Discussão: Foram analisados 60 computadores, ou seja, seus teclados e mouses, totalizando 120 amostras, destas, obtiveram-se uma positividade de 97% para a presença de alguma bactéria. Com relação aos microrganismos bacterianos encontrados dentre as 112 amostras positivas de teclados e mouses, observou-se (95) 85% Staphylococcus coagulase negativa, (5) 4% Escherichia coli, (10) 9% Staphylococcus aureus e (2) 2% Enterobacter sp. Apenas 8 amostras foram diagnosticadas negativas, sendo que 3 (27%) eram de teclados, e 5 (63%) de mouses. Com este trabalho pode-se avaliar o quão um objeto de grande utilização como o computador pode estar contaminado por bactérias, e que estas podem se tornar patogênicas aos seres humanos, estes estando ou não em um estado imunológico comprometido. Conclusão: A identificação de bactérias de importância médica, nos teclados e mouses dos computadores que entram em contato direto com os usuários do centro universitário em estudo foi elevada com uma taxa de 97% de positividade, sendo 85% Staphylococcus coagulase negativa, 9% Staphylococcus aureus, 4% Escherichia coli e 2% Enterobacter sp. Considera-se que há necessidade de um protocolo de higienização e realização de campanhas de conscientização para uma possível diminuição da contaminação dos computadores e conseqüentemente uma tranqüilidade para os usuários.


Palavras-chave:  Bactérias patogênicas, Computadores, Mouse, Centro Universitário, Higiene