II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica
Resumo:MH-042


Poster (Painel)
MH-042 Influência do EDTA na pesquisa de MBL pelo teste do Disco Combinado
Autores:Rosmari Horner (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Letícia Eichstaedt Mayer (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Rosiéli Martini (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maisa Kräulich Tizotti (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Cláudia Barbisan Kempfer (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Silvana Oliveira dos Santos (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Mônica de Abreu Rodrigues (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Adriane Regina Veit (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fábio Teixeira Kuhn (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Rômulo Guarneri (LAB. SANTA LUZIA - Laboratório Médico Santa Luzia)

Resumo

Muitas pesquisas têm sido realizadas utilizando-se o EDTA em testes fenotípicos para a pesquisa de MBL. Este estudo objetivou avaliar o efeito do EDTA sobre o crescimento bacteriano no teste do disco combinado (DC).
Foram testadas 112 cepas, 90 Pseudomonas aeruginosa e 22 Acinetobacter spp., isoladas no Hospital Universitário de Santa Maria. Para cada cepa, dois discos de ceftazidima e dois discos de imipenem foram utilizados. Sobre um dos discos de cada antimicrobiano foram adicionados 3uL de EDTA 0,5M. Acrescentou-se, também, um disco de papel filtro no qual foram dispensados 3uL de EDTA 0,5M com a finalidade de verificar a ação bactericida deste sobre cada cepa testada.
Considerando-se o ponto de corte > = 4mm, a positividade encontrada para o teste do DC, com pelo menos um antimicrobiano, foi de 43/90 P. aeruginosa e 18/22 Acinetobacter spp. Destes, 9/43 P. aeruginosa e 15/18 Acinetobacter spp., apresentaram um pronunciado efeito inibitório do EDTA sobre o crescimento bacteriano.
Por outro lado, utilizando-se o ponto > = 7mm, encontramos 31/90 P. aeruginosa e 16/22 Acinetobacter spp. positivos para o teste do DC (também com pelo menos um antimicrobiano). Destes, 9/31 P. aeruginosa e 13/16 Acinetobacter spp. sofreram inibição do EDTA em seu crescimento.
Estes resultados nos permitem observar que, mesmo utilizando um ponto de corte maior (7mm), o número de cepas que teve o seu crescimento inibido pelo EDTA manteve-se praticamente o mesmo. Nestes casos, a interpretação do resultado do teste do DC seria errônea, ou seja, o aumento no halo do disco do antimicrobiano ao qual foi adicionado o EDTA não seria em virtude de um sinergismo entre ambos e sim devido ao próprio efeito do EDTA.
Também foram testadas cepas sabidamente produtoras de MBL: P. aeruginosa SPM-1, P. aeruginosa IMP-1 e Klebsiella pneumoniae IMP-1 (cedidas pelo Laboratório Médico Santa Luzia de Florianópolis - SC), as quais não tiveram seu crescimento inibido pelo EDTA e foram positivas no teste do DC, tanto com ceftazidima quanto com imipenem apresentando uma faixa de aumento do halo de 9 a 21mm.
Sugere-se, portanto, que juntamente com o teste do DC seja adicionado um disco de papel filtro com EDTA a fim de minimizar os resultados falsos positivos. Tratando-se de resultados preliminares, a PCR para detecção de MBL será, na sequencia, efetuada.


Palavras-chave:  MBL, EDTA, Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter spp.