Vírus da zika pode causar danos fetais em todas as fases da gestação

fimdagest

Fim da gestação: as mães dos dois bebês natimortos foram infectadas, respectivamente, na 25ª e na 32ª semanas de gravidez

Crédito foto: Equipe Micro in Foco

Conclusão veio após o acompanhamento de 42 pacientes infectadas pelo micro-organismo entre um e oito meses de gravidez

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e publicado no The New England Journal of Medicine neste mês indica que o zika vírus pode provocar malformações fetais em todas as fases da gestação. A conclusão veio após o acompanhamento de 42 pacientes infectadas pelo vírus entre um e oito meses de gravidez. Entre essas mulheres, 29% dos fetos apresentaram problemas como microcefalia, lesões no sistema nervoso central, crescimento abaixo da média, calcificações ventriculares e morte. Dois bebês morreram após o sétimo mês de gravidez.

Até o momento, acreditava-se que os fetos eram sujeitos a malformações decorrentes da infecção pelo vírus da zika quando a contaminação acontecia no primeiro trimestre de gestação. O novo estudo, entretanto, sugere que, além da microcefalia, o micro-organismo pode provocar alterações na placenta, quadro que afeta a nutrição e o crescimento fetal, aumentando os riscos para a sua sobrevivência. “Nossos achados apontam para a correlação entre a infecção pelo zika vírus e o desenvolvimento fetal ou placentário anormal, pois no grupo de mulheres que apresentaram resultados positivos para o vírus, as imagens de ultrassonografia mostraram anomalias fetais. Por outro lado, em outras 16 grávidas não infectadas pelo vírus, os fetos não apresentaram anomalias”, escreveram os autores.

Leia mais em: