Governo anuncia pacote de medidas para eliminar hepatite C

noticia_11-2017_02

Ricardo Barros, ministro da Saúde: com mudanças, intenção é zerar a fila de espera pelo tratamento da hepatite C ainda no segundo semestre de 2018

Crédito foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, pagamento a fornecedores de medicamentos só será feito quando paciente for considerado curado

O Ministério da Saúde anunciou um pacote de medidas para cumprir sua meta de eliminar a hepatite C do país até 2030. Agora, o governo só vai pagar aos fornecedores de medicamentos contra a hepatite C ao fim do tratamento, com o paciente curado. O acordo foi feito com fabricantes dos chamados medicamentos de ação direta, drogas que atuam diretamente na replicação do vírus da hepatite C e têm eficácia de 98%. “Vamos estimular a concorrência para baratear o tratamento”, declarou o ministro Ricardo Barros em evento internacional sobre a doença realizado em São Paulo entre os dias 1 e 3 de novembro.

Com essas mudanças, a intenção é zerar a fila de espera pelo tratamento da hepatite C ainda no segundo semestre de 2018. Além disso, 12 milhões de exames serão oferecidos no ano que vem, já que a estimativa é que 80% das pessoas desconheçam ser portadoras da doença.

Uma das novas medidas consideradas chaves para a eliminação da hepatite C é o início imediato do tratamento após a detecção da doença. Atualmente, as drogas só ficam disponíveis quando há um comprometimento mais grave do fígado.

Conforme a OMS, em 2012, 17 países assumiram compromissos para combater a doença. Neste ano, este número saltou para 82.

Leia mais em: