Europa teme surtos de zika e dengue

noticias_03-2017_07

Onda de calor de 2015, na Espanha: aquecimento global tem deixado a Europa mais vulnerável a doenças tropicais

Crédito foto: Theapricity.com

Pesquisadores já têm informações sobre as regiões onde o Aedes aegypti poderia sobreviver no continente e os meses com maior risco de disseminação das doenças causadas pelo mosquito

O aquecimento global tem deixado a Europa mais vulnerável a doenças tropicais e outras enfermidades típicas de países em desenvolvimento, como febre do Oeste do Nilo, malária, zika, chikungunya, dengue e doença de Lyme. A avaliação é do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede na Suécia.Os pesquisadores da instituição já levantaram informações, por exemplo, das regiões onde o Aedes aegypti poderia sobreviver no continente, e os meses com maior risco de surto, com base em dados de onde e quando desembarcam passageiros vindos de países que são focos de dengue.

Segundo o órgão, com 590 milhões de pessoas desembarcando nos aeroportos da Europa a cada ano, os países europeus estão vulneráveis à chegada de doenças que podem se espalhar e correm risco de se estabelecerem. Hoje, 61% dos surtos que preocupam as autoridades sanitárias na Europa são potencializados pela globalização e pelas mudanças ambientais.

Leia mais em: