Equipamentos vão analisar micro-organismos no espaço

bacteria-espaco

Tecnologia: Com ajuda de uma Glove Box desenvolvida para o ambiente de microgravidade, bactérias foram transferidas para tubos de ensaio em miniatura

Crédito foto: Divulgação/ISS

Sequenciamento genético será usado em missões de longa duração

A partir de agora será possível analisar micro-organismos no espaço, sem a necessidade de enviar as amostras para a Terra. O objetivo é permitir aos astronautas diagnosticar possíveis doenças que os afetem durante missões espaciais de longa duração, bem como sequenciar geneticamente formas de vida coletadas em outros astros.

Dentro do projeto Genes in Space-3, astronautas fizeram a coleta de amostras, multiplicaram colônias e sequenciaram o genoma de micro-organismos a bordo da Estação Espacial Internacional, auxiliados remotamente por uma equipe de microbiologistas baseada em Houston, nos Estados Unidos.

Como parte do experimento de estudo do microbioma, placas com meios de cultura foram esfregadas em várias superfícies da Estação e uma semana depois, com a ajuda de uma Glove Box desenvolvida para o ambiente de microgravidade, as células das colônias de bactérias foram transferidas para tubos de ensaio em miniatura. Por fim, o sequenciador portátil MinION foi usado para analisar o DNA amplificado – uma série de procedimentos nunca antes realizados no espaço. Só então os dados coletados foram transmitidos para a equipe de microbiologistas na Terra, para validação e interpretação.

Leia mais em: