Vírus da zika é associado a problemas do coração

noticias_03-2017_02

Efeitos sobre o coração: severidade dos problemas diagnosticados e rápida progressão das arritmias surpreenderam pesquisadores

Crédito foto: Divulgação / NIH

Após sintomas de zika, oito de nove pacientes monitorados apresentaram arritmias e insuficiência cardíaca

A infecção por zika pode causar problemas cardíacos. A conclusão é de um estudo conduzido por pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, e apresentado no princípio de março na reunião anual do American College of Cardiology, em Washington. A pesquisa acompanhou nove pacientes com zika e sem histórico de doenças do coração em Caracas, na Venezuela. Oito deles desenvolveram arritmia e dois terços tiveram sintomas de insuficiência cardíaca diagnosticados.

Os pacientes que compuseram a amostra foram atendidos no Instituto de Medicina Tropical de Caracas, relatando problemas como palpitações, perda do fôlego e fadiga apenas uma semana depois de apresentarem sintomas de infecção por zika. Eles foram submetidos a eletrocardiogramas, ecocardiogramas e ressonância magnética cardíaca e monitorados por seis meses, a partir de julho de 2016. Os exames detectaram arritmias em oito das nove pessoas, além de seis casos de insuficiência cardíaca.

Segundo os autores do estudo, o que mais chamou a atenção foi a severidade dos problemas cardíacos e a rápida progressão das arritmias entre os pacientes. “Nosso estudo fornece claras evidências de que há uma relação entre a infecção pelo vírus da zika e complicações cardiovasculares”, declarou a cardiologista Karina Gonzalez Carta, coordenadora do trabalho.

Leia mais em: