Pesquisador pode ter sido exposto ao ebola em laboratório

Profissional, que trabalhava com porcos infectados pelo vírus, percebeu uma abertura na costura do seu traje de proteção durante procedimentos de descontaminação

Um pesquisador canadense pode ter sido exposto acidentalmente ao vírus do Ebola no Centro Nacional de Doenças de Animais Estrangeiros do Canadá, em Winnipeg. O caso, divulgado em meados de novembro, aconteceu quando o pesquisador – que não teve seu nome divulgado – trabalhava com porcos infectados pelo vírus. Após deixar o espaço onde os aninais estavam confinados, ele notou uma abertura na costura do seu traje de proteção durante os procedimentos de descontaminação.

Segundo o diretor da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, John Copps, todos os procedimentos de segurança foram seguidos e o risco de disseminação do vírus no país é considerado baixo. O cientista envolvido no episódio recebeu a vacina experimental usada com sucesso contra o vírus durante os surtos na África. Ele permaneceria em observação durante 21 dias antes de ser liberado.

O vírus do ebola é transmitido pelo contato com fluidos corporais de pessoas doentes, e provoca febre, dores no corpo, vômito, diarreia e hemorragias.

Leia mais em: