Cientistas estudam crianças soropositivas que não desenvolvem a Aids

noticia_10-2016_07

Crianças resistentes ao HIV: observação desse grupo poderia levar ao desenvolvimento de imunoterapias mais eficientes contra o HIV

Crédito foto: PublicDomainPictures.net

Mesmo sem receber terapia antirretroviral, esse grupo apresenta contagem normal das células T CD4

Um raro grupo de crianças soropositivas sul-africanas que permanece saudável apesar de não receber terapia antirretroviral foi por muito tempo um mistério para a medicina – até agora.

Um estudo publicado na revista Science envolvendo 170 crianças desse grupo sugere que o sistema imunológico delas repele a infecção de forma semelhante à verificada em macacos infectados com o vírus da imunodeficiência símia (SIV)

Diferentemente das demais crianças soropositivas, esse grupo apresenta contagem normal de células T CD4, apesar da alta viremia e de não seguir um tratamento antiviral. Elas têm baixa ativação imunológica, incluindo uma menor expressão do receptor de quimiocina CCR5 nas células T de memória central CD4. Essas características também são encontradas em primatas como os mangabeis, hospedeiros naturais do SIV na natureza.

Os pesquisadores dizem que a observação desse grupo poderia levar a um melhor entendimento da patogênese viral e guiar o desenvolvimento de imunoterapias mais eficientes contra o HIV.

Leia mais em: