Chikungunya causa danos vasculares

noticias_03-2017_04

Dores nas pernas: vítimas de chikungunya com essas lesões ficam mais suscetíveis a infecções nos membros inferiores e têm morbidade aumentada

Crédito foto: Creative Commons

65% dos pacientes analisados durante pesquisa desenvolveram lesões crônicas nos vasos linfáticos

Um estudo pioneiro coordenado por pesquisadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco concluiu que, além de inflamações nas articulações, a febre chikungunya também pode causar danos vasculares irreversíveis. É a primeira vez que a literatura médica associa a doença a lesões nos vasos linfáticos.

Após monitorar um grupo de 32 pacientes que apresentaram problemas como linfedema agudo (acúmulo de líquido nas pernas por bloqueio do sistema linfático) e edema no dorso do pé, os pesquisadores detectaram que 65% desenvolveram alterações vasculares crônicas. Os resultados foram apresentados durante o 14º Congresso Brasileiro de Flebologia e Linfologia, em São Paulo.

Segundo os autores, as vítimas de chikungunya que manifestam essas lesões ficam mais suscetíveis a infecções nos membros inferiores e têm sua morbidade aumentada. A pesquisa segue em andamento, para desvendar o mecanismo de formação do edema linfático na chikungunya. O objetivo é determinar, por meio de investigação molecular, se os danos são fruto de uma resposta imunológica exacerbada à infecção ou da ação direta do vírus.

Leia mais em: