Anel vaginal protege mulheres do HIV

noticia_08-2017_03

Anel vaginal: se aprovado pelas agências de saúde internacionais, dispositivo será o primeiro método de prevenção ao HIV exclusivamente feminino

Crédito foto: NIH

Dotado do antirretroviral dapivirina, o dispositivo libera a droga no corpo feminino durante um mês, quando deve ser substituído

Um anel vaginal flexível, colocado no colo do útero, e dotado do antirretroviral dapivirina, pode ser mais a mais nova arma para combater o avanço do HIV entre o público feminino. O dispositivo – que libera a droga no corpo feminino durante um mês, quando deve ser substituído –permite às mulheres se proteger da contaminação sem depender da concordância dos homens em usar um preservativo. Em experimentos, ele foi capaz de reduzir os riscos de contágio em 56%.

O método foi testado por 96 adolescentes americanas sexualmente ativas, com idade entre 15 e 17 anos. Segundo os resultados, apresentados na Conferência da International Aids Society em Paris, 87% tiveram níveis detectáveis da droga na vagina, 74% delas disseram não perceber o anel no dia a dia e 95% consideraram o dispositivo fácil de usar.

Agora, os pesquisadores planejam a realização de testes com adolescentes na África, continente mais atingido pela epidemia global de Aids. Caso o anel vaginal seja aprovado pelas agências de saúde internacionais, será o primeiro método de prevenção ao HIV exclusivamente feminino.

Leia mais em: