Acidez dos oceanos afeta atuação das bactérias marinhas

noticias_05-2017_07

Oceanos e o aquecimento global: alteração do PH da água compromete trabalho da cianobactéria Trichodesmium

Crédito foto: Andrew Schmidt/ Domínio Público

Mudanças ambientais dificultam fixação de nitrogênio e seu efeito fertilizante

Enquanto níveis elevados de dióxido de carbono (CO2) estimulam a produtividade das bactérias fixadoras de nitrogênio nos oceanos mundiais, com seu efeito fertilizante, uma nova pesquisa revelou que o aumento da acidez das águas oceânicas pode anular esses benefícios, dificultando o serviço essencial que esses micro-organismos prestam à vida marinha.

Os novos dados ajudam a entender disparidades em estudos anteriores a respeito dos efeitos da acidificação oceânica sobre a fixação do nitrogênio. Estima-se que a abundante cianobactéria Trichodesmium contribua com até 50% da fixação do nitrogênio no ambiente marinho. Portanto, entender como essa espécie responde a um ambiente em mutação é crítico. Alguns estudos relatam que, sob condições de acidez, Trichodesmium aumenta suas taxas de fixação de nitrogênio, fotossíntese e crescimento, enquanto outros documentaram quedas nesse processo.

Por isso, pesquisadores da Xiamen University, na China, estudaram o micro-organismo em condições controladas, corrigindo a contaminação por amônia e cobre, que, segundo eles, comprometeu os achados de estudos anteriores. Após esses cuidados, os cientistas concluíram que a acidez crescente da água afetou negativamente a habilidade bacteriana de fixação do nitrogênio. Esse impacto negativo é mais pronunciado se ferro, um nutriente essencial para Trichodesmium, for limitado.

Leia mais em: