Aprovada pela Anvisa primeira vacina contra a dengue

O imunizante tem eficácia de 66% permitiria reduzir em 80% as internações provocadas pela doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em dezembro o registro de uma vacina contra a dengue, a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur. A vacina pode ser usada em pessoas de 9 a 45 anos e protege contra os quatro tipos de vírus da dengue. Segundo o fabricante, o imunizante tem eficácia de 66% e permite reduzir em 80% as internações provocadas pela doença. A vacina deve começar a ser comercializada no país no primeiro semestre de 2016. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses ao ano.

A pesquisa do produto demandou mais de 20 estudos e envolveu 40.000 voluntários de 15 países.No começo de dezembro, o México foi o primeiro país a liberar o uso da vacina, que, depois, também foi aprovada nas Filipinas. O Brasil é o terceiro país a autorizar o uso do imunizante, que deverá deve ser aplicado em três doses, com intervalos de seis meses. O fabricante, entretanto, assegura que a proteção começa a valer já a partir da primeira inoculação, sendo que as doses seguintes funcionam como reforço, para garantir um efeito protetor mais duradouro.

Inicialmente, a vacina estará disponível apenas na rede particular, enquanto a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde avalia o custo-benefício de uma possível adoção e oferta do produto pela rede púbica. Apesar da liberação da Anvisa, o imunizante ainda aguarda parecer da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, que definirá o valor de cada dose, procedimento que dura cerca de três meses.

Segundo o Ministério da Saúde, até o começo de dezembro, 839 pessoas morreram vítimas da dengue no Brasil, uma alta de 80% em relação a 2014.O órgão alerta que o surgimento da vacina não dispensa o combate ao mosquito Aedes aegypti, já que ela não protege contra os vírus das febres chikungunya e zyka.

Leia mais em:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/anvisa-aprova-vacina-contra-dengue.html e http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/anvisa-libera-primeira-vacina-da-dengue-no-brasil