Anvisa desaconselha vacinação de quem nunca teve dengue

MAT. 01 - Fonte Dreamstime

Efeito colateral: Vacina não induz o aparecimento espontâneo da
dengue, mas poderia deixar paciente sem histórico da doença mais vulnerável
à febre hemorrágica

Crédito foto: Dreamstime

Laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da Dengvaxia, apresentou informações de que pessoas soronegativas, após imunização, podem desenvolver formas mais graves da doença quando expostas ao vírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu comunicado desaconselhando o uso da vacina Dengvaxia, vendida na rede privada, por pessoas que nunca tiveram dengue. A nova recomendação é que o produto só seja aplicado em pacientes que já foram infectados pelo vírus da dengue.

A decisão veio após informações, enviadas pelo próprio laboratório, de que pessoas soronegativas podem vir a desenvolver formas mais graves da doença após a vacinação. De acordo com a Anvisa, a vacina não desencadeia a doença nem induz um aparecimento espontâneo da mesma, mas pode deixar o paciente mais vulnerável a formas graves de dengue quando ele é infectado pelo vírus. “Quem nunca tinha tido dengue apresentou um risco maior, de 0,5%, mas houve aumento dos efeitos colaterais”, afirma Sheila Honsani, diretora da Sanofi. “Houve um aumento das células vermelhas no sangue, queda das plaquetas e manchas roxas no corpo e nas gengivas”, disse ela.

Em novembro, um estudo publicado na revista Science (http://science.sciencemag.org/content/358/6365/929.full) mostrou que crianças com um nível intermediário de anticorpos para o vírus da dengue tinham uma probabilidade sete vezes maior de desenvolver febre hemorrágica do que aquelas que não haviam sido expostas ao vírus ou do que crianças com níveis muito altos de anticorpos.

Para os autores do estudo, conduzido pela Universidade da Califórnia, os achados deixam um alerta importante para pesquisadores que estudam a formulação de um imunizante contra os flavivírus, já que uma vacina que induza o aumento dos anticorpos a graus próximos desse nível crítico poderia até elevar o risco do desenvolvimento de febre hemorrágica comparado a uma pessoa não vacinada.

Em todo o mundo, milhões de pessoas são infectadas anualmente pela dengue. Os casos mais graves levam à dengue hemorrágica, que provoca o rompimento de vasos sanguíneos e a falência dos órgãos.

Leia mais em: