Antibióticos têm eficácia igual ou superior à da cirurgia de apendicite

apendicite

Estudo comparou grupos que optaram por cada um dos tratamentos e detectou mais complicações entre os pacientes que passaram pela operação

Um estudo publicado em dezembro no periódico Jama Surgery, da American Medical Association, mostrou que o tratamento com antibióticos pode ser tão ou mais eficaz do que a cirurgia em casos de apendicite não supurada. Pesquisadores do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, nos Estados Unidos, acompanharam102 pacientes com idades entre 9 e 14 anos de idade com apendicite aguda. Em 66 casos, as famílias optaram pela retirada do órgão, enquanto 37 escolheram o tratamento com antibióticos. Ao fim de 21 meses do diagnóstico inicial, menos de um quarto das crianças tratadas apenas com antibióticos teve de passar pela cirurgia. Tampouco houve diferenças significativas entre os dois grupos em termos de perda de qualidade de vida.

Entretanto, houve mais complicações no grupo cirúrgico (12,3%) ante 2,7% entre os pacientes que optaram por antibióticos. “Com os remédios, a dor passa quase que imediatamente, mas alguns não querem correr o risco de voltar a senti-la e escolhem a cirurgia. Mas ambas as opções são seguras”, diz uma das autoras do artigo, Katherine J. Deans, professora-assistente de cirurgia no Nationwide Children’s Hospital. O custo do tratamento não-cirúrgico é 16% menor do que o da operação.

Leia mais em:

http://archsurg.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2475977