ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:617-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong>PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOBRE O MUNDO MICROBIOLÓGICO</strong></p><p align=justify><b><u>Karina Heck da Silva </u></b> (<i>UFRGS</i>); <b>Daniel Derrossi Meyer </b> (<i>UFRGS</i>); <b>Carolina de Souza Gusatti </b> (<i>UFRGS</i>); <b>Renata Caron Viero </b> (<i>UFRGS</i>); <b>Kátia Valença Correia Leandro da Silva </b> (<i>UFRGS</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><SPAN style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">A compreensão sobre fenômenos biológicos do cotidiano  degradação de resíduos orgânicos, interações ecológicas e produções industriais - muitas vezes não está ao alcance dos alunos, principalmente quando se trata de Microbiologia, em que os organismos não são visíveis a olho nu. O objetivo deste trabalho foi levar informações sobre Microbiologia para 25 alunos de uma escola pública de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Porto Alegre  RS. Por meio de questionários de sondagem, foi levantada a questão sobre a importância de micro-organismos no cotidiano. Foram realizadas oficinas interativas, com conversas informais, mostra de imagens, e discussões de tópicos. Foram utilizados meios de culturas para coletar amostras ambientais e testar produtos de uso doméstico. Foi realizada a semeadura das amostras, e a observação de colônias bacterianas. Assim, os alunos puderam verificar que os micro-organismos são onipresentes no ambiente. Dos locais escolhidos pelos alunos, o com maior prevalência de coletas foi a sola do sapato (28,5%). Os resultados da sondagem apontaram que, para 50% dos alunos, micro-organismos têm importância humana e ecológica; 16,6% afirmam que a maioria dos micro-organismos causa doenças; para 4,16% todos são prejudiciais à saúde; outros 4,16% disseram que não há microbiota presente no corpo humano; e 16,6% não souberam responder. À medida que discussões foram estabelecidas com os alunos, surgiram questões sobre fenômenos de decomposição, importância de baixas temperaturas para conservação de alimentos, mecanismos de tratamentos de efluentes e resíduos orgânicos, eficiência de produtos de limpeza, interação homem/micro-organismo, produção/uso de antibióticos, e produções de escala industrial. Com esses resultados, enfatiza-se a importância de atividades práticas/interativas de Microbiologia nas escolas. Assim, para um maior dimensionamento da existência dos seres microscópicos, é importante um maior entendimento sobre as interações micro-organismos/natureza e homem/micro-organismos, a fim de sanar dúvidas relacionadas principalmente com a saúde e o ambiente.</SPAN></font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educação, Ensino de Jovens e Adultos, Microbiologia, Oficinas de Microbiologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>