Apresentação

Prezados Colegas Microbiologistas e Infectologistas

Em nome da Sociedade Brasileira de Microbiologia desejo boas vindas a todos os participantes do 5º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica – SIMC 2016

“Discutindo consensos em microbiologia clínica”

Este ano o SIMC está ainda mais voltado para você que trabalha, ou está se preparando para trabalhar, na bancada do laboratório de microbiologia clínica ou infectologista que deseja aprofundar seus conhecimentos em diagnóstico microbiológico. As palestras contarão com profissionais nacionais e internacionais, com grande experiência prática, que discutirão as metodologias disponíveis atualmente, das clássicas às moleculares.

O evento terá atividades simultâneas em bacteriologia e micologia. Teremos três convidados internacionais.

Gunnar Kahlmeter por onze anos foi presidente do EUCAST e atualmente é coordenador clínico. Foi presidente da Sociedade Europeia de Microbiologia e atualmente é chefe do laboratório de referência do EUCAST, na Suécia.

Michael Gilmore é professor de Microbiologia e Imunobiologia da Harvard Medical School. Suas linhas de pesquisa incluem o estudo da epidemiologia molecular e determinantes da resistência antimicrobiana em Staphylococcus e Enterococcus.

Beatriz L. Gómez tem grande experiência em micoses endêmicas e invasivas e é professora da School of Medicine and Health Sciences, Universidad del Rosario, Bogota, Colômbia, e pesquisadora do Medical and Experimental Mycology Group, Corporación para Investigaciones Biológicas, Colômbia.

Na área de bacteriologia, o SIMC é a sua oportunidade de, além de atualizar seus conhecimentos, participar da criação dos consensos em diagnóstico de infecções do trato urinário, trato respiratório, diarreias e infecções da corrente sanguínea. Você terá a oportunidade de participar da discussão sobre os documentos brasileiros sobre padronização do antibiograma (BrCAST).

Na área de micologia, serão discutidos os métodos clássicos e alternativos para diagnóstico laboratorial das micoses, em palestras e discussões de casos.

Os pôsteres trarão o que há de mais recente nas diversas áreas. Este ano, o melhor trabalho apresentado receberá um prêmio de R$ 3.000,00.

Tudo isso será realizado em um ambiente aconchegante, no Hotel Fazenda Colina Verde, na cidade de Águas de São Pedro, localizada a 200 km de São Paulo. Durante os três dias de atividades o hotel será de uso exclusivo do evento, permitindo uma completa imersão de todos os participantes em microbiologia clínica. Uma atividade especial será o “café da manhã com os especialistas”, quando todos poderão conversar informalmente sobre microbiologia clínica.

Teremos um momento de total descontração no “KARAOKÊ com os não especialistas” onde todos terão a chance de soltar a voz e mostrar o seu talento. Não sabe cantar?? Tudo bem, o que você não pode é perder esse encontro!!

Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda
Presidente da SBM